ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
Radar da transparência
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 10 abr 2015 · Administração

Prefeitura Municipal realizou Audiência da LDO

Cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Prefeitura de Chapadão do Céu, através da Secretaria Municipal de Administração, realizou nesta quinta-feira(09/04), na Câmara Municipal, a Audiência Pública de Apresentação e Discussão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2016. O evento contou com a participação de secretários municipais, presidente da Câmara vereador Marcos Navarini, servidores públicos e população. 

Os secretários municipais, fizeram as apresentações das ações realizadas no ano de 2015 e as metas prevista para o ano 2016. 

Chamou atenção, o setor da saúde, aonde o município está aplicando cerca de 23% da sua arrecadação. Lembrou a secretaria Veronica Savatin, que o maior gargalho da administração é com a manutenção do Hospital Municipal, onde um leito chega ao custo de R$ 9.000.00 mensal. A secretaria afirmou que a partir de agora, está sendo colocada em pratica a determinação do Ministério da Saúde, com relação a partos de cesarianas, ou seja, uma para cada três partos natural. 

A educação é outra pasta que tem recebido, uma atenção especial da administração. A Secretária Léia, afirmou que o número de alunos teve um crescimento em torno de 280 alunos nesses dois anos. Foi necessário a ampliação de mais salas de aulas, que estão em fase final de construção e que serão disponibilizadas, no segundo semestre. 

O município ainda está pagando todas despesas do transporte escolar, já que o governo federal há 3 meses, que  faz repasse da sua contrapartida.

 

O vice-prefeito Cidão, que é responsável pela pasta da agricultura e meio ambiente, falou dos trabalhos realizados na cidade, dando ênfases para o serviço de limpeza e manutenção da URL Garça Branca.

 A principal meta agora é a implantação da Coleta Seletiva do Lixo na cidade. Para tanto, já foram realizadas 4 reuniões e o programa já está quase pronto e será colocando ainda em pratica nesse ano. 

Preocupação maior é do setor de administração, onde a secretaria Ediléia e o contador Brunoer, afirmaram que as medidas do governo federal, tem deixado os administradores com um pé atrás, com medo que seja cortado alguns repasses. Lembrou que o município tem um limite de arrecadação e que não há grandes perspectivas de aumento do repasse dos impostos estadual e federal. 

Ediléia apresentou toda planilha das despesas do município, afirmou que apesar da receita ser pequena, a administração do prefeito Rogério Graxa, tem mantido as finanças com a folha salarial e pagamentos com credores em dia, assim como todos os projetos em andamento.

Finalizou afirmando que o município em parceria com a câmara, aprovou o aumento salarial dos funcionários em 7,67% na folha, segundo o INPC, sendo que todo municipio é obrigadonpor lei seguir esse aumento. 

Vicente Paulo Dias (Romário) é responsável, pela Secretaria Municipal de Transporte, Obras e Ação Urbana, apresentou a planilha de trabalho feito, lembrou que hoje a atenção maior é com relação a manutenção das malhas rodoviárias do município 

Entre as atividades da sua secretaria desenvolvidas com: jardinagens, podas de árvores das áreas públicas, cordão verde, limpeza de jardins, pátios de escolas, repartições públicas, manutenção da pista de Motocross, pista de skate, campo de futebol, corte de gramas rotatórias, Lago das Garças, ASPUMC, plantio de plantas ornamentais e plantio de mudas nativas nas cascalheiras, controle de vetores e insetos, auxiliar nos eventos da cidade.

Sendo o balanço geral favoravel e de acordo com as metas do Prefeito, assim como novos projetos para 2016, antes ja divulgados.