ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
Radar da transparência
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 18 set 2018 · chapadao do ceu · Transporte escolar

Frota de ônibus escolar é aprovada em vistoria

Cerca de 10 veículos que compõem a frota do transporte escolar, urbano e rural, de Chapadão do Céu passaram por vistoria pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran- GO), nessa segunda-feira, dia 17 de setembro. Mais uma vez, todos os veículos foram aprovados pela avaliação dos fiscais, que analisaram as condições dos ônibus que realizam o transporte dos alunos.

Segundo o Sargento da Polícia Militar, Aníbal de Paula Caldas, Chapadão do Céu é um dos municípios mais organizados de Goiás. Os ônibus escolares do município e seus respectivos motoristas foram aprovados na vistoria do Detran, sem nenhuma irregularidade.

A Prefeitura de Chapadão do Céu, através da Secretaria de Educação, se preocupa em atender todos os alunos, que dependem do transporte público urbano e rural, com segurança, qualidade e comodidade. Por isso, busca sempre recursos para qualificar a frota de veículos.

A vistoria do Detran é realizada a cada seis meses e tem a finalidade de conferir o estado de conservação da frota de veículos usados no transporte dos alunos, além de fazer um levantamento sobre a forma de utilização e a presença de itens obrigatórios de segurança.

Nas vistorias são checados os itens de segurança de circulação e iluminação. E são verificadas, entre outras coisas, a quantidade de cinto de segurança, validade do extintor, tacógrafo, setas, faróis, estado de conservação dos pneus, a presença de limitadores de abertura dos vidros corrediços e dispositivos para quebra e remoção dos mesmos, em caso de acidente. Além disso, também foi cobrado câmeras de ré.

Além dos equipamentos obrigatórios de segurança, para transportar estudantes, o motorista deve ser habilitado na Categoria D, ter feito curso específico e apresentar Certidão Negativa de Antecedentes Criminais. Ele não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou não ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses.