A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, aplicou um curso de bordado trançado com fitas, em parceria com o Sindicato Rural de Chapadão do Céu, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Flores, folhas e caules bordadas com fitas foram ensinadas durante o curso de artesanato, encerrado nessa quinta-feira, dia 01 de fevereiro.
Cerca de 13 pessoas aprenderam as técnicas do bordado com fitas e puderam desenvolver trabalhos práticos, que podem ser aplicados em toalhas de mesa, toalhas de banho, rosto ou panos de pratos.
De acordo com o Gerente Sindical do Sindicato Rural e Mobilizador do Senar, Paulo Gorgen, esse foi o primeiro treinamento de promoção social do ano. Ele garante que novos cursos serão desenvolvidos em 2018. “Essa é uma oportunidade de renda extra para a população. É uma parceria importante, onde o Sindicato Rural busca junto ao Senar o instrutor para o curso e a Secretaria de Assistência Social cede o local e os materiais para tal capacitação”, afirma.
Maria Benedita, de 52 anos, é dona de casa e está ansiosa para o próximo curso. Ela conta que além de utilizar o aprendizado para gerar uma renda, cursos relacionados ao artesanato são como terapia. “A gente se distraí, ocupa a cabeça com algo interessante e conversa com outras pessoas. Quero fazer todos os cursos que tiver”, diz sorrindo.
A Superintendente da Secretaria de Assistência Social, Edna Queiroz Socorro, afirma que outros cursos serão desenvolvidos no decorrer do ano, como o bordado com fitas. “Profissionais da Secretaria aprenderam as técnicas durante essa semana de curso e serão agora multiplicadores, realizando capacitações durante todo o ano para a comunidade em geral”.