ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
Radar da transparência
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 22 mar 2018 · chapadao do ceu · Lixo

Coleta seletiva do lixo começa a funcionar em abril

Destinar o lixo de forma correta é dar continuidade à vida de forma sustentável. Por isso, a Prefeitura Municipal de Chapadão do Céu, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, retoma o Programa de Coleta Seletiva.

A partir do dia 02 de abril, a coleta do lixo será realizada de forma seletiva, com dias diferentes para cada tipo de resíduo. O lixo seco passará a ser recolhido nas terças e quintas-feiras, das 03h às 12h. Já o lixo molhado e orgânico passa a ser coletado nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 03h às 12h.

Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os resíduos orgânicos consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas). No lixo molhado temos ainda os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes) e outros resíduos de limpeza.

É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Ediel Alves Barbosa, a importância da coleta seletiva se dá pelo fato de que cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.

Desde fevereiro equipes da Secretaria de Saúde e Secretaria de Meio Ambiente estão visitando as residências e pontos comerciais para orientar melhor a população. Além disso, galões com separação para lixo seco e lixo molhado já foram instalados em todas as lixeiras.