A Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Verde já está em funcionamento desde segunda-feira, dia 02 de abril. Pronta para atendimento ao público, a nova UBS atenderá moradores dos setores Campo Verde, Acalanto, Terra Nova, Pioneiro e parte do Sol Nascente (a partir da Avenida Orion).
Com 614,97 metros quadrados, a unidade é dividida em salas e consultórios projetados para garantir atendimento de qualidade para a população. O prédio tem acesso para ambulâncias e conta com recepção, consultórios médicos, sala de espera, sala de pré-consulta, sala para eletrocardiograma, farmácia, salas para coleta, inalação, vacinação, medicação e curativos, e sanitários. Na parte administrativa, sala de reunião, almoxarifado, vestiários, sala de administração, copa, rouparia e áreas de estoque, expurgo e esterilização.
Além do clínico geral, que atenderá de segunda a sexta-feira nos períodos matutino e vespertino, a unidade contará com cirurgião geral e outras diversas especialidades nas áreas de cardiologia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, psiquiatria, fisioterapia e odontologia.
Para as especialidades, as consultas serão realizadas através do sistema de agendamento e é aberta a toda população, independentemente do setor onde mora. Já os médicos de ginecologia, obstetrícia e pediatria, continuam atendendo na unidade do Centro.
De acordo com a Enfermeira e Coordenadora das Especialidades do Serviço de Saúde, Maria Aparecida Oliveira Silva, a expectativa é de que, no mínimo, entre 80 e 100 pessoas sejam atendidas diariamente na UBS Campo Verde, em consultas clínicas e especialidades médicas.
“Nós queremos realizar o melhor trabalho possível e levar um atendimento de qualidade para toda a população, suprindo as necessidades de cada pessoa que vier à UBS Campo Verde”, afirma Maria Aparecida.
Saúde da Família
Além da equipe de especialidades, a nova UBS conta com uma equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), composta por um médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes de saúde.
A equipe realizará atendimentos na UBS e manterá programa de atendimentos domiciliares, cobrindo todo o território de responsabilidade da UBS Campo Verde. O programa da ESF realizará, ainda, ações educativas e de prevenção.