Nesta segunda-feira, 25 de janeiro teve início a Semana Nacional de Prevenção da Hanseníase e segue até o domingo (31), quando se comemora o Dia Internacional de Prevenção da Hanseníase.
Em Chapadão do Céu, a Secretaria Municipal de Saúde montou um painel na sala de espera da pré-consulta, do ESF, antes do início do atendimento, às 07 horas e às 13 horas, duas enfermeiras falam aos pacientes sobre a doença. Elas falam dos primeiros sintomas da hanseníase, da gravidade e do tratamento, que é realizado pela rede pública. Elas ainda distribuem um folheto que fala mais sobre a doença.
Inicialmente são realizadas as palestras e distribuídos panfletos, para que na próxima sexta-feira, 29 de janeiro, ocorram as avaliações de todos que procurarem o ESF com algum sintoma.
De acordo com a Coordenadora do Controle de Hanseniase, enfermeira Aurine Campos Carrijo, a campanha tem como objetivo a busca ativa de casos suspeito, avaliação dos comunicantes de pacientes em tratamento e em cura.
A hanseníase é uma doença infecciosa de pele e nervos das extremidades do corpo, que se diagnosticada e tratada no seu início é perfeitamente curável. Quanto mais sedo for diagnosticada, mais rápida é a cura.
Fonte: Ass. Imp. Pref. Chap. Céu