A cada ano mais produtos da agricultura familiar são inseridos na alimentação dos alunos da rede municipal de ensino de Chapadão do Céu. Em 2017, um pouco mais de 32% dos recursos enviados pelo governo federal para custear a merenda escolar foram utilizados na compra de alimentos cultivados por agricultores da região.
Este foi o primeiro ano que o município atingiu a meta estabelecida pelo governo federal, através da Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009 e a Resolução nº 26, de 12 de junho de 2013, que determinam que, no mínimo, 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.
Com a finalidade de evitar a devolução dos recursos do PNAE, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, adotou estratégias para o fortalecimento da agricultura familiar e capacitação técnica da equipe que acompanha o setor de compras da alimentação escolar. O município também integra o Território Rural de Parque das Emas e juntamente com os 8 municípios da região, adotam estratégias não só para o desenvolvimento da agricultura local mas também regional.