A Prefeitura de Chapadão do Céu, através da Secretaria de Meio Ambiente, orienta a população sobre o uso correto dos tambores de lixos. Os galões não podem ser retirados das lixeiras e utilizados para outros fins a não ser o armazenamento de lixo.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Ediel Alves Barbosa, os tambores tem sido retirados das lixeiras e colocados nas residências e pontos comerciais para outras finalidades. “Muitos retiram os materiais para guardar outros utensílios. Mas não pode. Os tambores são patrimônio público e de uso exclusivo para o manuseio do lixo”, afirma Ediel.
Destinar o lixo de forma correta é dar continuidade à vida de maneira sustentável. Por isso, foi retomado o Programa de Coleta Seletiva, no qual o uso dos tambores é indispensável. O lixo seco, galão branco, passará a ser recolhido nas terças e quintas-feiras, das 03h às 12h. Já o lixo molhado e orgânico, tambor azul, passa a ser coletado nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 03h às 12h.
É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem.