A Secretaria de Saúde de Chapadão do Céu alerta para a importância do teste do pezinho. Ofertado gratuitamente, o exame ajuda a diagnosticar e tratar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que afetam o desenvolvimento de crianças.
O teste do pezinho é realizado a partir do sangue coletado no calcanhar do bebê. Dentre os diversos problemas de saúde que podem ser identificados a partir do exame, destacam-se a anemia falciforme, a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito e a fibrose cística.
A Enfermeira e Coordenadora das Especialidades do Serviço de Saúde, Maria Aparecida Oliveira Silva, explica que o teste do pezinho deve ser realizado preferencialmente do terceiro ao quinto dia de vida do bebê. Pois, o exame é levado para Anápolis (GO) e se precisar repeti-lo dá tempo de uma nova coleta antes do primeiro mês de vida do bebê.
“Trabalhamos com a prevenção e a promoção da saúde. Então quanto mais cedo uma doença for detectada, há menos chances de sequelas. Por isso, os pais precisam estar conscientes da necessidade de fazer o exame nos primeiros sete dias de vida do bebê”, afirma Maria Aparecida.
O teste do pezinho é realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Verde. As mães podem procurar a unidade sem agendamento prévio. A coleta é realizada de segunda a quinta-feira, desde que não haja feriados.