A semana de 25 a 29 de janeiro ocorre a Campanha de Prevenção da Hanseníase, pela Secretaria Municipal de Saúde de Chapadão do Céu. O Dia Mundial de Combate à Hanseníase é comemorado sempre no último domingo de janeiro.
Neste ano, mais uma vez, a Secretaria Municipal de Saúde, de Chapadão do Céu promove uma semana de muita informação e ações de prevenção da hanseníase.
Trata-se de uma doença infecciosa de pele e nervos das extremidades do corpo, que se diagnosticada e tratada no seu início é perfeitamente curável. Quanto mais sedo for diagnosticada, mais rápida é a cura.
A campanha
As ações da Secretaria Municipal de Saúde iniciam-se já na segunda-feira, 25 de janeiro, com abertura de uma sala de espera, com explicações sobre os sintomas e diagnósticos da hanseníase.
De acordo com a Coordenadora do Controle de Hanseniase, enfermeira Aurine Campos Carrijo, a campanha tem como objetivo a busca ativa de casos suspeito, avaliação dos comunicantes de pacientes em tratamento e em cura. Além da intensificação de palestra nas unidades de saúde, haverá avaliação de manchas com dormência, lesão de pele com alteração de sensibilidade, acometimento de nervos com espessamento neural e baciloscopia positiva.
Essas atividades acontecem na semana próxima, no ESF do centro na sala da Vigilância Epidemiológica e as avaliações acontecerão no dia 29 de janeiro.
A doença quando diagnosticada a tempo tem cura e o tratamento é oferecido pela rede pública de saúde.
Fonte: Ass. Imp. Pref. Chap. Céu